5 passos fáceis para organizar a casa nesta Primavera

by - quarta-feira, março 20, 2019



O dia a dia é demasiado stressante; tentar lidar com o trabalho, a familia e compromissos casuais faz-nos sentir frequentemente que estamos demasiado sobrecarregados. Por isso que é importante criar espaço na nossa vida, espaço simples que nos deixe respirar fundo e sentir que temos tudo sobre controlo. Esse espaço ajuda-nos a ser mais produtivos e criativos e passa por algo tão básico como manter a nossa caixa de emails limpa, uma estante arrumada ou ter algum tempo livre no calendário reservado apenas para nós próprios.
Emily Ley, autora do livro A Simplified Life: Tactical Tools for Intentional Living , é mãe de 3, empresária e escritora. Para conseguir gerir esta vida atarefada, o seu método é simplificá-la sempre que possível.
Para quem não sabe por onde começar, a autora recomenda que se comece por pôr a casa em ordem e arrumada e deixou-nos um plano de 5 pequenos passos que promete simplificar a nossa vida para sempre.
A receita é aproveitar a vinda da Primavera e completar o plano em 5 dias, fazendo um passo a cada dia, ou, para quem já está cheio de vontade de começar, fazer uma mão cheia deles num fim-de-semana.


Passo 1: Pegar num saco de lixo

Pega num saco do lixo e corre a todas as divisões para apanhar o lixo que se deixou esquecido pela casa, como folhetos de publicidade, sacos e embalagens vazias, revistas e jornais antigos, ou o lixo da casa de banho que precisa de ser esvaziado. Só este pequeno passo vai fazer com que te sintas melhor, mas se estiveres preparada para uma limpeza mais profunda, pega noutro saco e recolhe objetos aos quais não dás uso, como livros que não vais voltar a ler ou aquelas peças decorativas que te enchem a casa mas não combinam com o estilo ou cores que escolheste para a divisão.





Passo 2: Impedir que entre mais lixo

Impede que entre mais lixo no teu dia a dia ao prevenir que a tua caixa de correio encha todos os dias com emails desnecessários: cancela a subscrição das newsletters que não lês.



Passo 3: As gavetas de talheres


Abre cada uma das tuas gavetas de talheres na cozinha e tira para fora os utensílios repetidos. Não precisas de 5 descascadores e 3 colheres de gelado. Junta tudo o que está a mais dentro de um saco e guarda-o na bagageira do carro para o teres à mão da próxima vez que passares perto de uma loja de caridade.


Passo 4: Organiza a despensa

O próximo passo é rever os alimentos guardados na despensa, frigorífico e armário das especiarias.  Tira tudo para fora e procura por embalagens de comida/especiarias/frascos de molhos que já estejam fora de prazo e deita-os fora. Arruma à frente dos outros alimentos os que estejam perto da data de limite de validade, para que não te esqueças de os usar durante os próximos dias.


Passo 5: Atacar o guarda-roupa

A ligação emocional que sentimos às nossas roupas impede-nos que as tiremos de vez do nosso armário. Pensamos muitas vezes que vamos voltar a vestir aquelas calças quando emagrecermos ou quando aquele estilo voltar a estar na moda...
Esqueçam esses pensamentos e façam uma seleção das vossas peças de roupa favoritas, as restantes vão diretamente para doar!


You May Also Like

0 comments