Proteção solar amiga dos oceanos

by - quinta-feira, julho 04, 2019




O protetor solar é imprescindível para podermos gozar o sol do verão de forma segura, mantendo a nossa pele protegida e saudável. No entanto, para filtrar os raios ultravioleta, a maioria dos protetores solares contêm químicos que são prejudiciais para os oceanos (e alguns deles prejudiciais até à nossa saúde).

Segundo um estudo europeu publicado em 2008, libertamos cerca de 14 mil toneladas de protetor solar para os oceanos anualmente, fazendo deste produto um dos principais poluidores dos oceanos. O protetor é diretamente libertado para o mar quando damos um mergulho na praia ou indiretamente para a água do duche que tomamos quando chegamos a casa, que acaba por chegar ao mar através do sistema de tratamento de águas.

O protetor solar são a maior causa de branqueamento dos recifes de corais, seguido pelas alterações climáticas. Os recifes de corais têm uma grande importância na manutenção da biodiversidade marinha, desempenham um papel protetor da erosão dos solos e diminuem os danos causados por catástrofes naturais, como tsunamis e furacões. Actualmente, os recifes de corais estão seriamente ameaçados e grande extensão dos mesmos tem vindo a morrer ao longo das últimas décadas (estima-se que 30% dos recifes de corais tenham já sido irreversivelmente perdidos).

É por isso importante a escolha do protetor solar que compramos e isso terá um impacto direto sobre o meio marinho.



O que podemos fazer?

Já existem várias opções de protetores solares biodegradáveis no mercado, que respeitam os oceanos, a nossa pele e também a nossa saúde.

Este ano eu escolhi a gama solar da Caudalie. Foi a primeira vez que experimentei esta marca e estou verdadeiramente satisfeita.


Os produtos solares desta marca são altamente biodegradáveis, com uma biodegradabilidade de 96%, usam uma embalagem de plástico também biodegradável e não contêm filtros solares controversos nas suas fórmulas, tais como:

  • octinoxato e octocrileno, filtros químicos suspeitos de serem disruptores endócrinos;
  • oxibenzona e octinoxato, filtros tóxicos para o meio marinho;
  • filtros sob a forma de nanopartículas;
  • parabenos, fenoxietanol, ftalatos, óleos minerais ou ingredientes de origem vegetal.

Além disso a Caudalie incorporou na sua fórmula um complexo antioxidante enriquecido com polifenóis de uva que promete uma ação anti-envelhecimento da pele e proteção máxima contra os raios UVA/UVB.
Esta marca compromete-se também com um programa de restauro e proteção dos corais, associando-se à Coral Guardian, uma associação francesa que trabalha para a proteção dos corais em conjunto com as comunidades locais e de pescadores.

Basta apenas acrescentar que têm um cheirinho bastante agradável. Eu comprei as opções de FPS30 para corpo e rosto, mas existem também os mesmos cremes com FPS50.







Usam alguma outra marca de proteção solar biodegradável? Partilhem connosco nos comentários, gostaria de ouvir outras opções.

You May Also Like

0 comments