7 truques para reduzir calorias

by - quinta-feira, outubro 05, 2017



Eu tenho sempre cuidado com a minha alimentação e poucas vezes como alimentos ricos em açúcar ou gordura. Esse tipo de excessos reservo-os para os eventos sociais como os jantares com os amigos ou os almoços de família, onde não me privo de experimentar todas as sobremesas 😛

Mesmo assim há pequenos truques que uso para diminuir a minha ingestão calórica diária como substituir alimentos por outros semelhantes menos calóricos ou eliminar ingredientes que não são essenciais na receita.

Ficam aqui 7 truques bem fáceis de seguir:

1. Eliminar a manteiga das sandes

Eu sei que a manteiga torna a sandes mais saborosa e suculenta, mas não é o ingrediente mais importante numa sandes de queijo, fiambre ou mista. Ao retirar a manteiga eliminamos logo 100 kcal. Se acharem que a sandes fica demasiado seca, adicionem um alimento fresco como uma folha de alface ou rodelas de tomate ou pepino.

2. Apostar numa boa frigideira anti-aderente

Podemos reduzir em muito o azeite (sim, usem sempre azeite!) que usamos para saltear ou "grelhar" alimentos. Cozinho muitas vezes frango grelhado com legumes salteados e faço tudo em frigideiras. Ao usar frigideiras anti-aderentes posso usar apenas uma colher de chá de azeite para saltear os legumes e evitar de todo a gordura para grelhar o frango. Acham que fica com pouco sabor? Usem especiarias! Eu junto várias como pimenta, pimentão doce, açafrão, orégãos, tomilho. Se souberem conjugar bem estes temperos não sentirão falta da gordura nem de outros molhos.

3. Cozinhar "fast-food" em casa

Podemos replicar as mais famosas refeições fast-food em casa e torná-las em refeições saudáveis, mantendo o seu sabor. Estou a falar da pizza e do hambúrguer com batatas fritas. Cozinho-os frequentemente em casa e muito raramente os como numa cadeia de fast-food e são super fáceis de cozinhar. Para fazer uma pizza rápida, comprem massa de pizza e molho de tomate no supermercado, e juntem cebola, cogumelos laminados, fiambre, rúcula e queijo ralado, para depois cozinhar no forno. Fica delicioso e muito mais saudável do que as pizzas das cadeias de fast-food. Para um hamburguer delicioso, grelhem o vosso hambúrguer e algumas rodelas de cebola na frigideira anti-aderente e montem tudo num pão de hambúrguer com alface e tomate. Podem substituir os típicos molhos de ketchup e maionese por queijo ricotta ou húmus. As batatas a acompanhar não serão fritas! Cozinhem palitos de batata (pode ser doce) no forno e não se esqueçam de os temperar com especiarias e um pouco de azeite!

4. Molho de iogurte em vez de maionese

Um molho de iogurte de compra tem normalmente maionese na sua composição e por isso continua a ser um molho calórico. Mesmo assim ao trocar a maionese pelo molho de iogurte de compra reduzem cerca de 30% das calorias que iam ingerir. Melhor ainda é preparar o vosso molho de iogurte em casa e sem adição de maionese e vão reduzir as calorias em 70% em relação à maionese). Irei publicar a minha receita de molho de iogurte num próximo post 😋

5. Trocar as natas por iogurte grego

Não costumo cozinhar receitas que levem natas, mas quando o faço uso sempre iogurte grego. Atenção que esta dica não se aplica a natas para bater/montar, mas sim a receitas com molhos de natas por exemplo. Em sobremesas como mousses, uso sempre iogurtes naturais em substituição das natas, nem precisa ser grego. Acreditem que quem as prova não nota diferença nenhuma e consigo reduzir em mais de um terço as calorias da mousse!

6. Cuidado com o iogurte!

O iogurte ganhou o seu lugar de alimento super saudável e nada o parece destituir. É de facto um alimento saudável e nutritivo, mas depende do que lhe é adicionado. Iogurtes de pedaços podem ser consideravelmente calóricos e os mais enganadores são mesmo os iogurtes líquidos. Os iogurtes líquidos trazem maior quantidade na embalagem que os iogurtes sólidos (160gr em vez de 125gr) e pouco saciantes, no entanto têm cerca de 120 kcal. Isto quer dizer que ao beber 1 iogurte líquido ingerimos as calorias equivalentes a 1 iogurte natural + 1 chávena de morangos + 1 bolacha/tortilha de milho e mesmo assim ficamos com fome... Por isso o truque aqui é optar por iogurtes naturais (eu não disse gregos...!) e adicionar-lhes fruta ou cereais a gosto.

7. LER OS RÓTULOS

Este é o truque mais importante de todos! De certo estão fartas de ouvir este conselho mas é realmente o mais importante e vai permitir-vos fazer escolhas informadas e praticar uma alimentação mais saudável.


E vocês, que truques usam? Partilhem em comentário neste post 😊

You May Also Like

0 comments