Prevenção do Cancro da Mama: como fazer o autoexame

by - terça-feira, outubro 17, 2017






Outubro é o mês internacional de Prevenção do Cancro da Mama e para chamar a atenção de todas vós para esta problemática criei este outfit todo pinky e mega fofinho em participação na campanha da Polyvore "Who do you wear pink for?".

O cancro da mama é o cancro mais prevalente entre as mulheres e na Europa estima-se que uma em cada nove mulheres virá a desenvolver cancro da mama (Health at a glance, OCDE 2016). No entanto é também uma neoplasia com taxas de sobrevivência elevadas (superiores a 70%) e o diagnóstico precoce é o fator mais importante para um tratamento eficaz!

Por isso, é muito importante que se faça o rastreamento para o cancro da mama e o autoexame da mama. Portugal é o país europeu com maior percentagem da população rastreada para esta doença, mais de 80% das mulheres entre os 50 e os 69 anos tinham sido rastreadas em 2014, segundo dados da OCDE, e por isso mesmo é também um dos países mais bem sucedidos no tratamento desta doença. Mas além do rastreamento, a prevenção começa bem mais cedo com o autoexame, que deve ser feito mensalmente a partir dos 20 anos e é a primeira e mais importante medida de prevenção que temos.

Deixo-vos aqui uma explicação de como fazer o autoexame da mama, retirada do site da CUF:

  1. Em frente ao espelho, com os braços levantados, observe a mama e o mamilo, estando atenta ao tamanho, forma, cor, crostas ou se existe corrimento ao pressionar o mamilo. Repita a observação com os braços ao longo do corpo e de perfil.
  2. Deitada, com uma almofada por baixo do ombro, palpe a mama esquerda utilizando a mão direita (a mão esquerda deve estar a apoiar a nuca). Escolha uma das seguintes direções:
    • Método das linhas verticais: passe os dedos de baixo para cima e de cima para baixo até percorrer todo o seio.
    • Método dos círculos concêntricos: partindo da parte de cima do seio, descreva círculos concêntricos no sentido dos ponteiros do relógio.
    • Método do relógio: divida o seio em seis segmentos imaginários e, a partir da parte de cima (como se fosse nas 12 horas), desça até ao mamilo fazendo pequenos movimentos circulares. repita nas cinco divisões imaginárias.
    • Palpe ambas as axilas, procurando a existência de gânglios.
  3. Repita o exame de pé, enquanto estiver a tomar duche.
  4. Se notar alguma alteração, deve consultar o Ginecologista.


You May Also Like

0 comments