Minissaia de ganga DIY

by - sábado, outubro 05, 2019

Tal como prometi no meu último post (a minha wish list de Outono), terminei ontem a minha minissaia de ganga DIY.

Para fazer esta saia, usei uns jeans antigos que estavam guardados à mais de 10 anos cá em casa. Estas calças de ganga já foram outrora os meus go to jeans no início da adolescência, mas agora estão simplesmente demasiado justos para os conseguir usar: vamos ser realistas, como podem ver na foto abaixo eu consigo vesti-los e até apertar o botão e o fecho, mas na verdade eu mal me consigo sentar numa cadeira com eles vestidos, porque esta ganga não tem nenhuma elasticidade.

Ainda assim, por gostar tanto destas calças, eu guardei-as na esperança de um dia lhes dar uma nova vida, e ontem foi o dia!

Este foi o resultado final:





Segui o tutorial do canal de YouTube Use Less para transformar estes jeans.

O DIY é mesmo muito fácil, se tiverem por casa uns jeans que já não usam mas que têm pinta de saia de ganga então têm mesmo de experimentar fazê-lo. Eu tenho máquina de costura e obviamente cosi a saia à máquina, mas podem também coser à mão porque as costuras necessárias são muito poucas, ou podem até colar o tecido em vez de coser. Se forem colar o tecido usem cola para tecido, como já expliquei é bastante resistente e pode ser lavada na máquina sem descolar.


Fui tirando fotografias a todo o processo para vos explicar como fazer, mas aconselho que vejam também o vídeo do tutorial que eu segui.


1º Corta a costura interior das pernas das calças

Corta a costura em toda a sua extensão e próximo da linha de costura. Depois deste passo vais ter já as calças abertas e podes experimentá-las e ver como ficará a saia assente na cintura e nas ancas.






2º Determina o comprimento da saia

Ao experimentar as calças com as costuras interiores abertas, podes já determinar o comprimento que queres para a saia. Marca o comprimento com alfinetes e corta as pernas das calças diretamente no comprimento determinado, porque esta saia não vai ter bainha.




3º Faz um abertura nas costuras à frente e atrás

Corta uns 4 centímetros na costura da frente e mais alguns centímetros na costura de trás, porque estas costuras vão ser cozidas uma sobre a outra na diagonal e tens de garantir que o tecido vai ficar liso quando estiver sobreposto e não vai fazer altos ou ondas.





4º Corta o tecido em excesso das costuras originais

As costuras que cortaste têm um tecido por dentro que fazia parte da costura original. Esse tecido faz com que as sobreposições das costuras que vais coser (ou colar) fiquem demasiado altas. Para evitar isso, corta esse excesso de tecido.




5º Cose as costuras da frente e de trás e tapa o espaço no centro com mais ganga

Sobrepõe as duas costuras da frente e as duas costuras de trás e cose uma sobre a outra.
Depois corta pedaços de ganga que sobraram das pernas das calças e cose-os no triângulo que fica aberto, tanto na parte da frente como na parte de trás da saia.
Por fim, corta a bainha do tecido que adicionaste para ficar certa com o comprimento da saia.







A tua saia está pronta!

Combina-a com um top de alças no verão e um blazer comprido, usa-a com um camisolão de lã no inverno, com o que quiseres porque na verdade, tal como os jeans, uma saia de ganga fica bem com tudo!







Espero que tenham gostado desta ideia e que experimentem fazer também.

Já sabem, se experimentarem este tutorial, contem-nos como correu nos comentários ou no Instagram @nofeminino 



You May Also Like

0 comments