5 Ideias para um Natal Sustentável

by - quarta-feira, dezembro 18, 2019


imagem de Apartment Therapy


Apesar de ser uma das épocas mais bonitas do ano, não é de todo ecológica.

O Natal não deixa de ser uma altura de consumo excessivo quer de dinheiro gasto em presentes, como de comida, energia, e criação de lixo que enche as ruas nos dias a seguir ao Natal.

Para poderes ter um Natal mais sustentável, não precisas de abdicar de toda a magia. Espero inspirar-te os cinco pequenos gestos que podes adotar já neste Natal.


1. Amigo secreto na família

Se na tua família os adultos esgotam todas as ideias do que oferecer uns aos outros e ano após ano acabam por acumular demasiados presentes aos quais nunca dão uso, fazer um amigo secreto pode ser uma ideia a experimentar.
Cada adulto escolhe uma lista de 3 presentes que gostaria de receber e escolhe-se à sorte quem vai ser o amigo secreto de cada um. O amigo secreto fica encarregue de comprar um dos três presentes propostos e assim todos vão receber um presente que realmente gostariam de ter.

imagem de Elizabeth Joan Designs

2. Oferece experiências se não sabes o que comprar

Se não tens ideia do que comprar a alguém, uma aposta segura é comprar-lhe uma experiência. Experiências incluem bilhetes para um musical, um jantar num restaurante, uma noite num hotel, ou vales para ir ao cinema. Estas prendas trazem cultura e nunca se transformam em lixo nem acumulam na casa de quem as recebeu por vergonha de se desfazerem da prenda que lhes deste.



imagem de Margherite, Farfalle e Sogni


3. Oferece prendas simbólicas

Prendas simbólicas representam o espírito de Natal e se forem feitas por ti mostram a tua dedicação para trazer alegria a essa pessoa tão especial na tua vida. Este tipo de prendas inclui bolinhas ou biscoitos, esfoliantes ou máscaras de pele caseiras, ou simplesmente um enfeite de Natal para pendurar na árvore.


4. Usa embrulhos amigos do ambiente

Lembra-te que fita-cola, fitas e laços brilhantes e papel de embrulho com brilho não são recicláveis.
Usa papel castanho de compra ou aquele que vem dentro das encomendas que recebes de compras online para embrulhar as tuas prendas. Outra opção é embrulhá-las em jornal, em sacos de tecido ou de papel. Decora as tuas prendas com materiais mais sustentáveis como cordel ou fio de um novelo de lã e usa folhas secas ou até rodelas de laranja secas no forno para lhes dares um toque final, vais ver que consegues embrulhos maravilhosos com materiais simples.

imagem de Little Scandinavian

imagem de Little Scandinavian

5. Reutiliza as tuas decorações de Natal

Uma árvore de Natal de plástico só é mais sustentável do que cortar um pinheiro vivo todos os anos se for utilizada por mais de 10 anos. Lembra-te que todas as decorações que usas em tua casa durante o Natal têm um grande impacto ambiental, se vires bem quase todas são feitas de plástico.
Por isso, escolhe as decorações de que mais gostas e mantém-nas por vários anos, afinal só as vês durante um mês por ano.


Espero que adotes algumas destas sugestões para o teu Natal. Podes partilhar aqui no blogue a tua experiência ou usar a tag @nofeminino se partilhares o teu Natal sustentável no instagram (@nofeminino.pt se partilhares no Facebook).

Até lá, boas festas!


You May Also Like

0 comments